quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Entrevista com João Nuno Magalhães - Director Geral da Predibisa



Entrevista – João Nuno Magalhães - "Vida Imobiliária"
    

Conjuntura actual e perspectivas

João Nuno Magalhães – Director Geral da Predibisa


A Predibisa é uma consultora imobiliária, que opera em Portugal, realizando todo o tipo de serviços relacionados com o sector imobiliário.
Consolidada no Porto - onde opera há mais de 20 anos - oferece soluções completas e individualizadas nas mais importantes áreas do sector.
A manutenção da equipa inicial e a excelência no atendimento tornou-nos um factor diferenciador neste mercado.
Oferecemos uma vasta oferta imobiliária em todo o pais com especial incidência no concelho do Porto, dispondo de uma equipa de vendas competente, dinâmica, com vasta experiência e tecnicamente habilitada.
O target da empresa começou por ser o mercado residencial de gama média alta tendo vindo a especializar a sua actividade a partir do ano de 2005 na comercialização de empreendimentos exclusivos de grande notoriedade na cidade do Porto.
Reflectindo um pouco sobre o desenvolvimento deste sector em Portugal, concluímos que após três anos de conjuntura económica desfavorável com particular incidência no sector imobiliário e da construção, assistimos finalmente, a sinais claros de retoma durante o 1º trimestre de 2014.
Factores como a diminuição do desemprego, a saída da Troika, e acrescentando as  novas medidas governamentais para estimulo de investimento em Portugal,  têm induzido inúmeras famílias a investir as suas poupanças no ramo imobiliário até porque existe o sentimento generalizado de que finalmente os preço estão ajustados e é o momento oportuno para aquisição tendo em conta a estabilização dos preços e até uma recuperação a curto prazo.
Mediante este cenário, a Predibisa tem vindo a marcar a sua posição no mercado valorizando todos os sectores envolvidos no ramo, nomeadamente o residencial, de escritórios e industrial e de retail.
Neste seguimento, estão consolidados os excelentes resultados obtidos no primeiro trimestre de 2014, comparativamente a período homólogo do ano anterior em que o aumento das vendas chegou a 70%.
Assim, as perspectivas são bastante promissoras. Com uma vasta carteira de negócios em mão e com boas indicações de negócios futuros, sentimos condições bastante favoráveis ao desenvolvimento progressivo das transacções imobiliárias.
Neste sentido, podemos realçar alguns negócios exclusivos que estão a ser geridos pela Predibisa e que prometem resultados muito positivos:
Como obra de grande notoriedade na área da reabilitação urbana, temos em comercialização o “Passeio das Cardosas”, empreendimento único na Baixa do Porto, constituído por 19 lojas e 52 apartamentos tipologias T0, T1 e T2 que têm sido vendidos a um excelente ritmo. A abertura de uma ampla Praça no interior do quarteirão, nas traseiras do Hotel Intercontinental e a sua localização extremamente central, em frente à Estação de S. Bento e do Metro, aliados à qualidade de acabamentos, conforto e a harmonia dos apartamentos, assim como, a possibilidade de aquisição de garagem, têm sido factores decisivos na sua comercialização.



Outro produto que temos dentro desta área e que merece igualmente destaque é o condomínio fechado “Cerca 80”, localizado em plena Foz Velha. “A sua base de partida é uma moradia do início do séc. XIX inserida num amplo jardim, à qual foi associada um edifício de linhas modernas, permitindo a construção de seis apartamentos T4 e um T2 numa edificação de rés-do-chão e dois andares”. Podemos desde já afirmar que este condomínio exclusivo é um sucesso de vendas. A sua comercialização começou em Julho de 2013 e contamos com 40% de apartamentos vendidos em apenas seis meses. Assim, as perspectivas para 2014 são excelentes, acreditando que a comercialização total ficará concluída até ao final do ano. O grande êxito deste empreendimento deve-se a vários factores muito apreciados por um mercado exigente, nomeadamente a possibilidade de escolha de acabamentos dentro da gama oferecida e a certeza de investir num produto seguro pelo facto de estar localizado numa zona de alta valorização salvaguardada pelo património protegido.
O empreendimento designado por Porta do Parque, fica situado na frente do Parque da Cidade e é constituído por 30 fracções, encontrando-se 90% do empreendimento já colocado. Esperamos até ao final do ano colocar as restantes fracções que correspondem a tipologias T3, T4 e T5+1.
No sector residencial/ turístico, Vale Pisão presente connosco na feira de PARIS é sem dúvida um excelente empreendimento  para quem aprecia este tipo de conceito  e muito  atractivo para estrangeiros nomeadamente franceses na idade da reforma, que procuram o sossego, aliado aos incentivos fiscais proporcionados pela lei dos residentes não habituais.  Um resort, localizado a 15 minutos do Porto, com tipologias de T4 a T5, onde a natureza interage com a construção.
Na área industrial e logística, é de realçar o projecto multifuncional “Norte Center”. Este projecto, que já está em desenvolvimento, compreende a comercialização de lotes para Retail, Industria, Logística, Escritórios e Habitação distribuídos por 270.00m². Acreditamos que numa primeira fase serão ocupados os lotes de Retail, Logística e alguns escritórios, ficando a habitação para uma fase final visto tratar-se de uma zona ainda não consolidada. Dada a dimensão do negócio temos óptimas expectativas para este ano.
No sector de serviços a procura para arrendamento de escritórios aumentou consideravelmente em detrimento do ano passado, tendo por base, a melhoria de instalações e infra-estruturas, optimização de área e custo. A mudança para edifícios de escritórios mais recentes de empresas nacionais e multinacionais, entre as quais as Francesas, na instalação de Call Center, tem sido nestes primeiros meses do ano muito acentuada.
 Também no nosso departamento industrial  mais precisamente no sector  automóvel e  da saúde,  temos tido a procura intensa por parte de investidores estrangeiro nomeadamente franceses atraídos pelo nosso Know how e pelo baixo custo da mão de obra.
Aproveitamos também a oportunidade desta entrevista para anunciar em primeira mão a abertura da Loja da Predibisa, na Baixa do Porto, como reflexo da grande procura por parte de investidores nacionais estrangeiros mais precisamente na rua das Flores.
Temos também vindo a concretizar  negócios com  investidores nacionais e estrangeiros interessados na aquisição de prédios na baixa portuense para colocação no mercado de arrendamento, animados  pelas recentes reformas legislativas na Reabilitação Urbana nos centros históricos, com a revisão da Lei das Rendas a introdução da taxa liberatória, a redução do Iva, isenção do IMI e IMT, bem como O Dec. Lei  53 / 2014 do regime excepcional de reabilitação para prédios com mais de 30 anos.


Para finalizar, e no seguimento da grande apetência de investidores internacionais e europeus no nosso país, já concretizamos alguns negócios no âmbito do Golden Visa, nomeadamente nacionalidade Sul-africana, talvez o primeiro Golden visa atribuído em Portugal, Chineses também no Porto, Brasileiros em Lisboa e ultimamente com os Emirados Árabes – Dubai e Paquistão. Neste sentido, temos vindo a participar em algumas feiras internacionais, nomeadamente no salão imobiliário de  Paris, no CIMLOP em Angola e contamos participar noutras de igual interesse ainda no decorrente ano.